Quantum Terapias Integrativas

Procedimento

Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma técnica terapêutica que utiliza copos de vidro ou plástico para criar vácuo na pele e promover a circulação sanguínea. Os copos são colocados em pontos específicos do corpo e sugam a pele para dentro, criando uma sucção que pode aliviar a dor, reduzir a inflamação, melhorar a circulação e promover a cura.

Caracteriza-se por um método de tratamento natural com origem na Medicina Tradicional Chinesa, onde são usadas uma espécie de copos (ventosas), que através de um equipamento de sucção realiza uma pressão negativa no local da aplicação.

Quem atende esse serviço?

Walmir Romanini

Fisioterapia e terapias integrativas

Este método estimula receptores do sistema nervoso, promovendo melhora da circulação sanguínea local e estímulos dos pontos de acupuntura que reequilibram o organismo. Os resultados mais estudados são:  maior oxigenação tecidual, liberação de toxinas do sangue e dos músculos, promovendo ação analgésica e anti-inflamatório, regenerativa e relaxante.

Inicia-se com a realização de uma entrevista com o paciente observando suas queixas, e após uma assepsia local e aplicam-se as ventosas em pontos específicos do corpo, geralmente em torno da região dolorosa ou em pontos de acupuntura. Em média as ventosas permanecem no local de 3 a 15 minutos, dependendo da idade, sintomas e mesmo a tolerância dos pacientes ao método. O tempo total do tratamento pode variar de 30 minutos a 1 hora de tratamento e também pode ser associado a outro método terapêutico.

Existem poucas contra-indicações deste método, ou alguns cuidados que um terapeuta habilitado pode avaliar.

Atualmente é uma ferramenta usada para tratamento da celulite e inchaço, cefaléias, fibromialgia, dores na coluna vertebral, tensões musculares, nas disfunções viscerais como dores de estomago e intestinais, nas cólicas menstruais e muito usada no meio esportivo para a liberação miofáscial.

Especializações

Oferecemos